top of page

Toque de Acolher: Abordagem Social auxilia parto de pessoa em situação de rua na Praça Municipal

  • Foto do escritor: Fato News Ba
    Fato News Ba
  • 10 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

As equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) já realizaram 126 acolhimentos de pessoas que estavam em situação de rua desde o início das ações, na segunda quinzena de fevereiro, período em que foi adotado medidas de maiores restrições em Salvador. Na noite desta quarta-feira (10), 13° dia da ação, os profissionais da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), ofertaram muito mais do que acolhimento. A equipe do social auxiliou um parto, realizado em plena Praça Municipal.


A mãe da criança, Merciane dos Santos, 26 anos, e o pai, Marcos Alves dos Santos, 42 anos, já eram acompanhados pelo serviço especializado e assistidos pela Sempre. Após os assistentes sociais tomarem conhecimento do trabalho de parto em frente ao Palácio Rio Branco, foram ao local e deram todo o suporte até a chegada da ambulância. "Liguei para o Samu e fiquei segurando a mão dela porque ela estava sentindo muitas contrações. Deu tudo certo e estamos muito felizes por participarmos desse momento tão especial", contou a educadora social da Sempre, Ralinni Franco de Lima.


A recém-nascida, Maria Aila, nasceu saudável. O secretário municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza destacou o trabalho que tem sido feito nas ruas de Salvador durante a Operação Toque de Acolher. "É muito mais do que oferecer vagas nas nossas unidades. Estamos falando de dar dignidade, esperança e mudar a história das pessoas em situação de rua. Nesse caso, mais do que transformar as vidas, ajudar num parto e proteger a mãe e o bebê", afirmou Kiki Bispo.


De acordo com o titular da pasta, a família continuará sendo acompanhada pela assistência social. "Continuaremos presentes para que eles superem definitivamente a situação de vulnerabilidade", finalizou.


Fonte: Ascom

Comments


bottom of page