top of page

Podcast literário do Recôncavo da Bahia lança série de literatura afrodiaspórica

  • Foto do escritor: Fato News Ba
    Fato News Ba
  • 15 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura

O podcast De Hoje a Oito vai trazer leituras e entrevistas com sete escritoras/es na série intitulada “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia”

No próximo dia 25 de fevereiro estreia a série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia”, do podcast literário De Hoje a Oito. Com o total de sete episódios veiculados semanalmente, a série vai adentrar o universo literário de autoria negra baiana a partir de suas relações com o território ancestral africano.


Composto por leituras dramatizadas de crônicas, contos e poesia, sonoplastia original e entrevistas, a série dialoga com três escritores e quatro escritoras que trazem África no DNA de suas letras. São elas/es: Fred Aganjú que da poesia do rap às tramas do conto desvela os emblemas da rua para o corpo negro refletido no olho de Exu; Urânia Munzanzu e os segredos da insubmissão feminina que vão do matriarcado africano às insurgências afrodiaspóricas; Deisiane Barbosa e suas cerziduras poético-visuais entre Luanda e Recôncavo baiano para “alinhavar as bordas do Atlântico”; Davi Nunes e o sentimento do mundo negro na Bahia expresso no banzo da palavra poética e sua cadência; Fátima Trinchão com os passos acelerados do conto que se enreda pelas raízes da memória; Camillo César Alvarenga e sua poética 'iorubaiana' em busca do “tempo que tem dentro do tempo”, ritmo mestre de nossa cosmologia milenar; e Sued Nunes com sua voz de água profunda que, em música e poesia, relaciona ligações ancestrais com África e experiências negras desde o interior da Bahia. A série conta ainda com a interpretação de Léo Fernandes e Jamile Cazumbá.


A série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia” vai ao ar toda quinta-feira, de 25 de fevereiro a 08 de abril, às 17h30, no podcast De Hoje a Oito, que pode ser acessado nas plataformas digitais Spotify, Anchor, Google Podcasts, Breaker , Pocket Casts e RadioPublic.


O projeto “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Sobre o Podcast

Vencedor do III Prêmio Select de Arte e Educação na categoria ‘Formadores’, De Hoje a Oito é o primeiro podcast literário produzido no Recôncavo da Bahia. Conheça a premiação aqui.


Com pesquisa e roteiro de Andressa dos Prazeres e Letícia Catete, produção de Eduarda Gama, projeto gráfico de Danilo Amaral e sonoplastia e montagem de Edelsio Lima, o podcast surgiu como um programa independente de rádio em setembro de 2018, transmitido semanalmente sempre às quintas-feiras (daí o nome) pela rádio web/poste Olha a Pititinga, em Cachoeira, município do Recôncavo da Bahia. Paralelamente, foi lançado como podcast, veiculado pelo SoundCloud e depois por outras plataformas de streaming como o Spotify, Pocket Casts e Google Podcasts, o que possibilitou expandir seus ouvintes e conquistar público de outras regiões do Brasil.


Nesses quase três anos de atuação foram transmitidos o total de 28 episódios, que contaram com as participações de autores/as da terra, como o mestre Bule-Bule, as escritoras cachoeiranas Aidil Araújo Lima, Tianalva Silva e Giselli Oliveira. Além disso, levou ao público poemas e contos inéditos de escritoras/es ainda não publicadas/os e tematizou o protagonismo estudantil em Cachoeira e a potência do fazer literário na vida dos jovens.


Exerceu, ainda, formas de análise e crítica literárias, relacionando texto e contexto, ficção e memória, literatura e política, criações narrativas e os arcabouços míticos e históricos que as influenciam.


SERVIÇO

Podcast de De Hoje a Oito - Série “Tramas Atlânticas: verbo negro em travessia”

Quando: De 25 de fevereiro a 08 de abril de 2021 Toda quinta-feira, às 17h30.

Onde: Spotify, Anchor, Google Podcasts, Pocket Casts e RadioPublic, e em rádio/carro de som em Cachoeira e São Félix.

Estamos nas redes sociais!


Fonte: Ascom

Comments


bottom of page