Plano de Marketing - saiba mais sobre esse grande aliado dos negócios!
- Fato News Ba
- 10 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Um plano de marketing nada mais é do que um documento que contempla estratégias e ações de comunicação e marketing, direcionadas para o alcance de objetivos institucionais e comerciais dos mais variados tipos de empresa. Ele pode ser desenvolvido tanto para o negócio quanto para um produto/serviço específico. Nesse plano estarão registrados os objetivos organizacionais e os caminhos que precisam ser percorridos para alcança-los (as chamadas ações de marketing).
O planejamento pode envolver ações de endomarketing (comunicação interna), marketing de guerrilha, marketing de conteúdo, assessoria de imprensa, marketing digital, além de outras diversas opções disponíveis. A partir do profundo conhecimento do seu produto/serviço, seus objetivos e público alvo é possível definir as ações mais adequadas e estruturá-las sempre observando a realidade do negócio (tamanho e orçamento são pontos importantes e que não devem ser vistos como barreiras).
Ao fazer um planejamento é necessário estabelecer um intervalo de tempo para sua aplicação. Não devemos pensar em planejamento de marketing como um direcionamento fixo, que irá permanecer intacto durante toda existência do negócio. É importante ter em mente que esse documento não é estático, muito pelo contrário, trata-se de um material dinâmico, que deve ser passado por revisões e atualizações ao longo da sua duração. O mundo muda, as pessoas mudam, os comportamentos humanos estão em constante alteração. Falar de marketing é falar de pessoas, hábitos, costumes. Devemos ter a cabeça aberta para a evolução, acompanhada de recorrentes mudanças.
Um bom planejamento, com acompanhamento constante, a fim de validar suas premissas e atualizar informações, levando em consideração a realidade do momento, tem uma maior garantia de retorno. Lembremos sempre do método criado por Walter A. Shewart, o PDCA, que é comumente utilizado para organização de processos. Planejar, Executar, Verificar e Agir são as 4 etapas que o compõem o ciclo, uma excelente ferramenta para acompanhamento do plano de marketing.
Fazendo uma busca na internet é possível encontrar diversos modelos de planejamento, que dão uma noção de como desenvolver o documento, entretanto para garantir que as informações que irão compor estão consistentes e adequadas à realidade e objetivos da empresa, a assessoria de um profissional capacitado é imprescindível. Esse é um trabalho que deve ser desenvolvido a “quatro mãos”, entre a administração da empresa, que detém maior conhecimento técnico dos serviços/produtos e o profissional de marketing, que conhece o mercado, os consumidores e as inúmeras formas e ferramentas de comunicação.
Toda empresa que se prese deve ter o seu plano de marketing como uma bússola, que guiará rumo ao crescimento. Reserve um percentual do seu faturamento para investimento em marketing, com um planejamento consistente, e acompanhe os retornos positivos que virão ;).
Por Laíse Oliveira – Publicitária graduada pela Universidade Católica de Salvador, com MBA em Administração e Gestão de Negócios pela Unifacs.
Comments