Especialista reforça importância de cuidados com os pets no verão
- Fato News Ba
- 11 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Médica veterinária dá dicas para quem tem animais de estimação
O verão é considerado a estação mais quente do ano. Nessa época, os pets costumam ficar agitados por causa do calor excessivo. Porém, é durante a alta temperatura que muitos cães e gatos passam por problemas devido aos dias quentes e alguns cuidados precisam ser tomados para não colocar a saúde do animal em risco.
De acordo com a coordenadora do curso de medicina veterinária, Aline Quintela, a atenção com os pets deve ser redobrada nesse período. “É importante prevenir doenças nos pets no verão e os primeiros cuidados é evitar passeios com os cães pelo asfalto, que retém calor e pode provocar queimaduras nos coxins, as chamadas almofadinhas das patas deles”, alerta.
A especialista explica que o calor associado à umidade provoca a reprodução e proliferação de carrapatos e pulgas nos pets e por isso é fundamental aplicação de medicamentos tópicos e orais para prevenir a infestação destes parasitas. “Lembrando que, além de irritantes, pulgas e carrapatos podem transmitir doenças bem graves. O tempo quente aumenta o consumo de água e devemos espalhar bebedouros pela casa e enriquecer o ambiente com cubinhos de gelo na água ou ofertados como brinquedos, dessa forma diverte, refresca e hidrata o animal”, salienta.
Uma das doenças causadas nos pets é a intermação, uma síndrome resultante da incapacidade dos animais de dissipar o calor acumulado durante a exposição a ambientes quentes, como em interior de carros, por exemplo. “Os animais apresentam hipertermia, ou seja, temperatura corporal superior a 41ºC, e em decorrência disso, falência múltipla de órgãos. Se o animal não for levado imediatamente para tratamento emergencial, pode vir a óbito”, afirma.
A especialista dá algumas dicas para manter a saúde animal:
- Os passeios devem ocorrer nos horários mais frescos do dia - de manhã cedinho e no final da tarde.
- Leve sempre água para hidratar seu amigo durante os passeios.
- Ficar sempre atento ao comportamento do seu Pet. Se ele apresentar sinais de que está sofrendo com o calor, como por exemplo respiração ofegante, boca aberta e salivação, choro, desorientação, fraqueza ou qualquer comportamento atípico, procure atendimento médico veterinário com urgência.
Comentários